Texto do link O que fazer quando blog não aparece no google? O que fazer quando blog não aparece no google? No Dicas Blog Pro

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O que fazer quando blog não aparece no google? O que fazer quando blog não aparece no google?

O que fazer quando blog não aparece no google?

Não está entendendo nada ainda, não é verdade? Pois bem, imagine que alguém tira uma foto horrível sua e publica em um site muito conhecido sem a sua autorização. Pode ser que você fique muito irritado ou goste da ideia. Mas em qualquer situação você poderia processar o dono do website por utilizar a sua imagem.
Antes de o Google listar seu blog ele verifica se você deu permissão para que ele faça isso. Você precisa deixar bem claro que ele pode entrar no seu blog, fazer uma análise para ver se o seu conteúdo é bom e depois colocar seu site em sua lista. Sem essa permissão o Google não entra em seu site e não mostra o seu conteúdo.
blog-nao-aparece 

Como dar essa permissão ao Google

Para permitir que o seu blog apareça no Google você precisa ter duas configurações:
  1. O arquivo robots.txt deve estar criado e configurado (vou mostrar isso nesse artigo).
  2. O site não pode estar com a meta tag NOINDEX (também vou mostrar isso nesse artigo).
  3. O site não pode ter sido banido por spam.

Permitir pelo arquivo Robots.txt

Sempre que o Google visita um website ou blog ele procura por um arquivo chamado robots.txt. Esse é um documento que mostra onde o Google pode ir e onde ele não pode. A configuração errada desse artigo é o principal motivo para um blog não aparecer.
Veja abaixo um código básico do arquivo Robots.txt:
User-agent: *
Disallow: /pagina-a-ser-bloqueada
Nesse código estamos falando para o Google e todos os outros buscadores (User-agent: *) que a página “/pagina-a-ser-bloqueada” não deve ser vista (Disallow).
User-agent: *
Disallow: /pagina-a-ser-bloqueada
Disallow: /mais-uma-pagina
No código acima, mais uma página foi adicionada à lista de páginas restritas.
User-agent: *
Disallow: /
Já no código acima, estamos bloqueando o blog inteiro, pois incluímos o Disallow juntamente com “/”. A barra representa o site inteiro, portanto estamos dizendo que nenhum buscador deve analisar o website e todas as suas páginas.
O código do Robots.txt que libera o blog para ser indexado pelo Google é:
User-agent: *
Disallow:
Note que no código acima estamos apenas com a palavra Disallow sem nada na frente. Isso indica que o Google pode visitar todas as páginas que forem encontradas no website.

Para verificar o seu arquivo robots.txt visite seu blog da seguinte maneira:
http://www.endereco-do-seu-blog.com/robots.txt
Analise as possibilidades:
  1. Se o robots.txt não existir o seu blog deve estar aparecendo no Google. Se não estiver, algum outro problema pode estar ocorrendo.
  2. Se o robots.txt existir veja se alguma lista possui o comando “Disallow: /”. Se você encontrar, substitua por “Disallow:”.
Se o seu blog não estiver aparecendo por causa do Robots, isso vai resolver.

Permitindo a indexação do seu blog

Se está tudo certo com seu arquivo robots.txt e ainda assim seu blog não estiver aparecendo, é hora de analisar outro ponto muito importante: você está permitindo que os mecanismos de busca coloquem o site no ranking.
Antes de qualquer coisa, entenda que o padrão dos sites é permitir que os buscadores indexem o conteúdo. Mas, é possível dizer para o Google: “não quero que você mostre essa página”. Isso é feito através daquilo que chamamos de meta tags.
As meta tags, falando de maneira geral, servem para mostrar para os mecanismos de busca o que você quer que eles interpretem. Ninguém vê uma meta tag, apenas os buscadores.
Essa meta tag pode ser colocada em qualquer website ou blog, por isso cada um pode ter uma configuração diferente. Se você possui um blog no WordPress nenhuma das páginas possuem essa meta tags por padrão, portanto o blog estaria pronto para ser indexado.

O problema pode ser outro

Pode ser que tudo esteja certo com seu blog, mas por algum motivo o Google baniu ele. Isso é extremamente raro de ser acontecer, mas quando acontece traz muita dor de cabeça, principalmente para donos de grandes blogs.
Se esse for o seu caso, é necessário pedir reconsideração através do formulário oficial do Google. Basta explicar que seu site atende às diretrizes de qualidade e aguardar a análise da equipe responsável, que pode demorar até 7 dias.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Mais Lidos

relojes html html clock contador de usuarios online

  ©Dicas Blog Pro - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...